domingo, 21 de abril de 2013

Reiki e Acupuntura - OMS

Este é um artigo interessante que mostra o interesse de investigadores em várias áreas ciêntificas, pela chamada medicina alternativa.

.../...
Pesquisas recentes comprovam efeitos benéficos e até encontram explicações científicas para Acupuntura e Reiki. Estudos sobre o assunto, antes restritos às universidades orientais, ganharam espaço entre pesquisadores americanos, europeus e até brasileiros.

Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou uma denominação especial para esses métodos: São as terapias integrativas. 

Artigo complecto, onde se fala também da acupuntura, no link aqui apresentado:
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI152042-17770,00.html 

''A ciência está cada vez mais interessada no mecanismo e efeitos das terapias alternativas.''

Pesquisadores avaliam os efeitos e o mecanismo de terapias alternativas em animais de laboratório.

Pelo psicobiólogo Ricardo Monezi, um trabalho desenvolvido na sua tese de doutoramento na Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo - Brasil. (Para mais informações, referimos que toda a dissertação está também disponível em pdf, no link referido).


REIKI

(...) “Não sabemos ainda distinguir se a energia que o Reiki trabalha é magnética, elétrica ou eletromagnética. Os artigos descrevem- na como ‘energia subtil’, de natureza não esclarecida pela física atual”, diz Monezi. Segundo ele, essa energia produz ondas físicas, que libertam hormonas capazes de ativar as células de defesa do corpo. A conclusão do estudo foi que, como não houve diferenças significativas nos os grupos que não receberam Reiki e as alterações fisiológicas do grupo que passou pelo tratamento não são decorrentes de efeito placebo. 

A equipa de Monezi começou agora a analisar os efeitos do Reiki em seres humanos. O estudo ainda não está completo, mas o psicobiólogo adianta que o primeiro grupo de 16 pessoas, apresenta resultados positivos. “Os resultados sugerem uma melhoria, por exemplo, na qualidade de vida e diminuição de sintomas de ansiedade e depressão”.

E esses não são os únicos trabalhos desenvolvidos com as terapias complementares no Brasil. A psicobióloga Elisa Harumi, avalia o efeito do Reiki em pacientes que passaram por quimioterapia; a doutora em acupuntura Flávia Freire constatou melhoria  até 60% em pacientes com apnéia do sono tratados com as agulhas, ambas pela Unifesp. A quantidade pesquisas recentes sobre o assunto mostra que a ciência está cada vez mais interessada no mecanismo e efeitos das terapias alternativas.(...)


Artigo completo no link acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário